quarta-feira, 29 de março de 2017

Prefeitura de Mata de São João quer privatizar serviço de água e esgoto

Utilizando como justificativa o elevado número de reclamações que os moradores do município vêm fazendo sobre a qualidade da prestação de serviço público da Embasa, o Prefeito da cidade, Marcelo Oliveira (PSDB), resolve numa ação descabida, enviar projeto de lei para a Câmara de Vereadores, com intenção de municipalizar do serviço, para através da criação de uma autarquia, gerir a Empresa Municipal de Água e Esgoto, Emas. A votação do requerimento de urgência do projeto foi aprovado por 09 votos contra 04 da oposição ao governo municipal.

Foto: reprodução / Facebook
Sem nenhuma discussão sobre o assunto, o prefeito espera que com essa medida, todos os problemas reportados pela população sejam resolvidos através da municipalização do serviço, o que não é verdade. A Embasa, há mais de 20 anos, atua na região e muitos dos problemas reportados, como falta d’água, são decorrentes da escassez de água e crescimento desordenado naquele entorno como grandes condomínios luxuosos em Praia do Forte.

A direção do Sindicato falou sobre o assunto na última reunião com o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, quando ele garantiu que uma equipe técnica estará a frente desse assunto, ainda esta semana. Em tempo, o Sindicato também dará o apoio político para que seja revertida essa iniciativa descabida do executivo de Mata de São João, seja pelo desconhecimento sobre o serviço de água e esgotamento sanitário da cidade ou por não ter tentado dialogar com a direção da Embasa com objetivo identificar oportunidades de melhoria e conhecer as reais dificuldades no abastecimento.

A prefeitura de Mata de São João não tem recursos nem capacidade técnica disponíveis para investir na ampliação e melhoria do saneamento no município, o que deixa a suspeita de que a municipalização é, na verdade, uma forma de privatizar os serviços no futuro.

A Embasa tem previsão de investir cerca de R$ 73 milhões no município só em 2017, mas esses investimentos podem ser suspensos enquanto a empresa não tiver segurança jurídica sobre a concessão dos serviços por parte da prefeitura. Além disso, caso a municipalização realmente ocorra, a prefeitura deve pagar uma indenização à Embasa pelo atual sistema implantado e ainda vai ter que negociar com outros municípios, já que a água que abastece Mata de São João vem de um sistema integrado. Ou seja, a prefeitura não sabe o problema que está criando para a população com essa proposta extemporânea. Espera-se que a votação na câmara de vereadores, prevista para esta terça-feira, seja adiada e o prefeito sente com o presidente da Embasa para acertar os ponteiros.


0 comentários:

Postar um comentário