O Costa do Sauípe, complexo
hoteleiro localizado a 76 quilômetros de Salvador, na Bahia, trabalha para
otimizar sua operação e agora investe na implantação de serviços de
tecnologia. Desde o ano passado, conforme relatam os gestores do
empreendimento, a criação de uma área para gerenciamento de receita resultou em
maior eficiência de administração dos pontos de comercialização, aumentando as
vendas online em 300% no site do estabelecimento.
O novos números começaram a aparecer com a implantação do sistema Totvs
CMNet - marca focada em soluções de tecnologia para meios de hospedagem e
serviços que abrangem a cadeia de turismo - que vigora na rotina do novo
departamento.
Segundo comentam os gestores, com a novidade de sistema, é mais
simples ter acesso a indicadores de vendas passadas e futuras. Isso possibilita
ao empreendimento criar ações promocionais assertivas.
"Em 2015, o volume de hóspedes atingiu a marca de
aproximadamente um milhão de pessoas. E mesmo em um ano de instabilidade
econômica, conseguimos manter a taxa de ocupação de 56% e estamos confiantes
que atingiremos a meta de aumentar em 18% o nosso faturamento - em 2015, foram
R$ 180 milhões. Com tecnologia, temos uma liberdade maior, onde controlamos a
nossa tarifa e mantemos a nossa competitividade", explica Gustavo Syllos,
CMO da Costa do Sauípe.
Novidades
a vista
Para 2017, está prevista a adoção da Uniform System of Account for The Lodging
Industry, uma metodologia internacional para a área financeira, que faz comparações
de custos do hotel com os padrões do mercado e analisa as despesas e lucros de
acordo com as melhores práticas do setor. A infraestrutura de TI já está
preparada para essa integração.