segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Meteorito marciano pode oferecer pistas de vida em Marte


O meteorito recebeu o nome de Tissint, em homenagem à cidade onde foi encontrado. O pedaço de rocha marciana provavelmente se formou há milhões de anos atrás e veio parar na Terra, depois de ser “expulsa” do planeta por um evento explosivo muito violento.

No entanto, a presença de compostos orgânicos no meteorito não é obrigatoriamente comprovação da existência de vida em Marte. Composto orgânicos são moléculas grandes formadas principalmente por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre.

No meteorito também foram descobertos compostos orgânicos de magnésio, que ainda não haviam sido observados em amostras marcianas. Os compostos podem ajudar os cientistas a entender o processo geoquímico de alta pressão e temperatura que ocorre no interior de Marte. Além de contribuir na compreensão dos ciclos de carbono e formação mineral que acontecem no planeta. 

Agora a equipe vai esperar as amostras vinda de Marte coletadas pela missão que estão atuando no planeta, como a Mars Sample Return, para fornecer dados geológicos de Marte. Esses dados podem dar mais informações sobre como os compostos orgânicos se formam no planeta.

Informações: olhar digital

0 comentários:

Postar um comentário