sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mata de São João: Moradores fecham ruas em protesto contra as exonerações

Depois da conversa do Prefeito de Mata de São João com o Ministério Publico não chegar a lugar nenhum. 

Foto: reprodução


Moradores ligados a Unidade Básica de Saúde promoveram hoje um protesto contra a exoneração do Gustavo Guimarães, que era medico da localidade no Amado Bahia manhã desta sexta-feira (27). Para chamar a atenção, a comunidade realizou uma barricada com pneus, latões e latarias de veículos no meio da via e impediu a passagem dos carros e ônibus. 

O protesto, com a participação de cerca de 60 pessoas, teve início por volta das 10h e foi acompanhado pela Polícia Militar. “Todos os moradores estão insatisfeitos com esta situação, já que essa decisão foi tomada sem pensar no bem-estar da comunidade.

O protesto seguiu até 12h e, segundo a comunidade, nova manifestação serão feitas, caso as exonerações ocorra.



Veja o que está ocorrendo 

O prefeito Marcelo Oliveira expôs, na reunião, a sua preocupação com os possíveis prejuízos à continuidade dos serviços públicos após a exoneração de 570 funcionários temporários, dentre professores e profissionais de saúde. Segundo ele, cerca de 13 mil pessoas se inscreveram no concurso para concorrer a diversos cargos oferecidos, mas dos 1.200 funcionários temporários, pouquíssimos foram aprovados. Por esta razão, ele pediu ao Ministério Público que o prazo estipulado no TAC assinado em 16 de dezembro de 2013 fosse estendido por mais um tempo e permitida a contratação precária de outros funcionários além dos aprovados no concurso.

O pedido, entretanto, não tem respaldo jurídico, conforme explicaram os promotores de Justiça Luciano Taques Ghignone, Raimundo Moinhos, Antônio Villas Boas, Pedro Maia, Oto Almeida, Carolina Cunha e Lilian Veloso, que participaram da reunião. Segundo eles, foi a própria Constituição Federal que estabeleceu que o acesso aos cargos públicos deve ser feito através de concurso público e o Ministério Público não pode ser favorável à manutenção dos contratos temporários.

0 comentários:

Postar um comentário