Foto: Praia da Barra |
Apesar de 20 praias da capital e Região Metropolitana de Salvador estarem impróprias para banho, no final de semana, segundo informações do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), muitos baianos e turistas ignoraram o perigo e aproveitaram o domingo de sol forte nas principais praias da orla de Salvador.
Quem olha o visual das praias da capital, a exemplo do Porto da Barra, uma das mais frequentadas, não imagina que possa haver riscos. No entanto, algumas das praias citadas como sendo impróprias e como não havia nenhuma placa indicando a proibição, adultos e crianças tomavam banho normalmente ignorando os riscos de contaminação.
O turista do Sul, Michell Machado, foi bem cedo ao Porto da Barra e disse que só ficou sabendo por que viu rapidamente uma matéria na TV. “Senti falta de sinalização indicando que a praia não está apropriada para banho, principalmente para nós turistas que não conhecemos a cidade”, criticou.
No entanto, nem todos tiveram a oportunidade de ver o noticiário como a vendedora Isa Oliveira que foi à praia de Ondina, enfrente ao Posto Shell, com a filha e desistiu de tomar banho após saber que a praia estava imprópria. “Trabalho em shopping não tenho tempo para ver TV, fiquei sabendo agora. Se eu tive dificuldade que sou daqui, imagina quem vem de fora”, disse.
Situação similar nas praias do Rio Vermelho (em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão e em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina , Pituba, Armação e Boca do Rio. De acordo com o Inema, impróprias são aquelas praias que, em um conjunto de cinco semanas, pelo menos uma semana deu imprópria. O Porto da Barra, por exemplo, nas três últimas semanas a qualidade da água estava imprópria, já nas duas últimas semanas não estiveram ruins, por conta disso, a indicação é que as pessoas não utilizem as praias citadas.
Segundo infectologistas, os riscos de se contaminar com alguma infecção na praia são grandes. Há muitas doenças que podem ser pegas no mar ou na areia da praia, entre elas, doenças de pele, micose, hepatites e as doenças diarreicas, leves ou graves. Algumas bactérias podem estar na água do mar, que é um local de grande número de protozoários. Por isso, é bom ficar atento às informações passadas pelo Inema sobre as praias impróprias para banho aos finais de semana. Informação tribuna da Bahia