sábado, 2 de novembro de 2019

Enem: tudo o que você precisa fazer para se planejar na véspera


As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) — Linguagens, Ciências Humanas e Redação — serão aplicadas neste domingo para 5,1 milhões de estudantes que esperam, com essa nota, garantir uma vaga em uma universidade . Saber como se planejar na véspera é um dos segredos para ter um bom desempenho, garantem professores.

Rocha destaca que hoje os candidatos precisam fazer — se já não tiverem feito — um planejamento de cada passo que darão durante a prova. Ou seja, devem decidir por qual disciplina vão começar o exame, qual virá depois e a que horas vão beliscar o lanche que levaram, por exemplo.

A orientação é que os estudantes levem alimentos que sejam de rápida ingestão para que isso não interfira na concentração, como barras de cereais e chocolate.

— Quando o candidato tira um tempo para comer, ele acaba perdendo o foco. Sem contar que o cérebro vai precisar se preocupar com duas coisas depois disso: fazer a digestão e se concentrar na prova — diz Rocha.

É fundamental sair com antecedência de casa, de preferência monitorando o trânsito desde cedo através de aplicativos.

— É sempre bom chegar ao local do exame pelo menos uma hora e meia antes do fechamento dos portões— afirma Rocha.

Todos os estudantes deverão estar dentro do local de prova até as 13h. Os portões se fecham pontualmente no horário. Por isso, é importante que o candidato se programe para chegar uma hora antes ao local de prova. Assim, se tiver algum problema no caminho, não irá perder o teste. Cuidado com campi grandes. O horário marcado é para estar dentro de sala de aula.

O candidato que não estiver com um documento com foto não poderá realizar a prova. Por isso, lembre-se de levar seu RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Caso você tenha sido roubado ou tenha perdido os documentos, é necessário que você apresente um boletim de ocorrência para fazer o exame.

O fiscal da prova pode pedir para revistar seus objetos pessoais, lanches e artigos religiosos (burca, quipá e outros) a qualquer momento. Você não pode se negar a mostrar o que está levando. Caso isso aconteça, você será eliminado.

O estudante não poderá conversar com nenhuma outra pessoa na sala a partir das 13h. Isso pode causar eliminação. Ele só está autorizado a falar com o fiscal e com o aplicador da prova.

Quem vai fazer a prova não pode sair antes de completar duas horas do início do exame. Portanto, como a prova começa às 13h30, o estudante só poderá entregar a prova e ir embora a partir das 15h30. Caso o candidato saia antes, ele será eliminado.

A prova deverá ser feita inteiramente com caneta preta. A exigência é feita pelo fato de a máquina que confere os gabaritos estar programada apenas para detectar a cor preta. Sendo assim, caneta azul ou de qualquer outra cor implica eliminação. É importante lembrar que a carga da caneta preta também deve estar dentro de um compartimento transparente.


Qualquer som emitido do celular do participante irá causar desclassificação imediata. Por isso, é importante desligar o aparelho ou desativar todos os alarmes antes de colocá-lo no porta-objetos.

O edital do Enem 2019 diz que não é permitido que o candidato use nenhuma peça que cubra cabelo ou orelhas. Sendo assim, boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros são proibidos.

Muitos descuidos podem fazer com que a sua redação seja zerada. Fugir do tema, letra ilegível, escrever só sete linhas ou em língua estrangeira, fazer desenhos e escrever em outro estilo que não seja o dissertativo-argumentativo vão anular a sua redação. Portanto, preste bastante atenção na hora de produzir seu texto.

Cuidado para não entregar a sua prova em branco. Lembre-se que todas as questões de múltipla escolha devem ser respondidas no gabarito da prova e que a redação deve ser transcrita para a Folha de Redação. Caso você entregue um dos dois em branco, será desclassificado.


0 comentários:

Postar um comentário