segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Diretor do Detran fala sobre infrações com quadriciclos em praias e fiscalização de cinquentinhas

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), continua apreendendo quadriciclos em operações de fiscalização no litoral. Os veículos estão sendo apreendidos pelo não cumprimento de normas do código de trânsito brasileiro. O Diretor Geral do Detran Maurício Bacelar, falou sobre a fiscalização desses veículos.
Foto: reprodução

Segundo ele, o trabalho de fiscalização é rotineiro, mas no verão as ações são intensificadas no litoral, através da operação Detran Verão. “Nós estamos intensificando as nossas ações educativas e de fiscalização na faixa do litoral. Recebemos denúncias sobre o abuso no uso do quadriciclo e inclusive o Detran da Bahia tem uma campanha que chama atenção dos usuários de que o veículo não é brinquedo. Quadriciclo é um veículo que só pode ser pilotado por pessoas devidamente habilitas na categoria B , como também é preciso que o quadriciclo esteja licenciado no órgão de trânsito, no caso o Detran da Bahia”, disse.

Maurício relatou que houve ações do Detran na Ilha de Itaparica e na Praia de Cabuçu e ressaltou que foram feitas várias apreensões de quadriciclos pelo fato de serem dirigidos por menores de idade ou pessoas maiores sem a habilitação.
“O que nós encontramos em Cabuçu foram muitos menores dirigindo quadriciclos e fizemos a apreensão. Também foram apreendidos quadriciclos porque circulavam nas areais da praia, o que é proibido pois colocam em risco a vida dos banhistas”, destacou.

O diretor explicou também sobre a fiscalização das cinquentinhas. De acordo com ele, para pilotar a motocicleta é exigida em todo o território nacional a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Nós não podemos permitir que uma pessoa que não esteja habilitada possa pilotar um veículo que chega a até 80 km/h e esteja circulando nas vias públicas, colocando em risco a própria vida e a de terceiros. Então nas nossas ações de fiscalização nós temos exigido a habilitação na categoria ACC ou na categoria A para quem pilota cinquentinha”.

Sobre os prazos e procedimentos para o licenciamento das cinquentinhas ele informou que as motocicletas que foram adquiridas a partir de 1º de agosto de 2015, obrigatoriamente elas só podem sair das lojas se estiverem devidamente licenciadas. As adquiridas antes de 1° de agosto de 2015 terão até 31 de julho de 2017 para serem regularizadas.


0 comentários:

Postar um comentário