Foto: reprodução |
Os brasileiros são os que passam mais tempo online nas redes sociais, totalizando 13,8 horas mensais. Os dados foram levantados pelo SurveyMonkey, em parceria com a SOCIAL@Ogilvy. Segundo o estudo, os russos ficam em segundo lugar, com 10,8 horas mensais, e os argentinos ficam em terceiro, com 10,2 horas. Os brasileiros também estão entre os que mais compartilham conteúdo nas redes sociais (71% dos internautas nas redes), ficando atrás apenas da China (80%) e de Hong Kong (73%).
A PESQUISA foi feita com 6,5 mil internautas de 16 países. Japão, Estados Unidos e Alemanha ficaram na lanterna, e são os que menos compartilham conteúdos, somando 6%, 15% e 21%, respectivamente. O México empata em comportamento online com o Brasil, com 71% dos internautas compartilhando.
Segundo o levantamento, desses brasileiros que acessam as redes, 41% compartilham conteúdos com o objetivo de promoveram alguma causa e 21% têm como objetivo manter contato com amigos.
Personalidade X Contato com amigos
Os motivos dos compartilhamentos variam de acordo com a faixa etária dos brasileiros: 18% dos entrevistados com até 40 anos acreditam que os conteúdos postados em sua linha do tempo refletem suas personalidades. Para as pessoas com mais de 40 anos este índice cai para 5%. Já para 34% desses usuários com mais idade replicar conteúdos ajuda a manter contato com as pessoas na rede SOCIAL, enquanto apenas 15% dos internautas abaixo desta faixa etária agem com esse objetivo.
Nos entrevistados mais jovens, 28% se sente mais criativo e 55% de quem atingiu os 40 anos acredita se sentir mais útil ao compartilhar um assunto com seus seguidores.
Diversão X Informação
Ainda segundo a pesquisa, 40% dos brasileiros entre 18 e 29 anos postam conteúdos mais divertidos, enquanto 59% de quem tem 40 anos ou mais prefere compartilhar assuntos mais informativos.
Anúncios nas redes sociais
Já em relação à qualidade dos anúncios e conteúdos das redes sociais, 37% dos brasileiros os consideram excelentes ou muito bons, enquanto em outros países pesquisados, essa média cai para 23%.
Um terço dos entrevistados, entre eles os da Indonésia (53%), seguida por Rússia (51%), Cingapura (46%), Brasil (43%) e Turquia (40%), afirmaram ainda seguir marcas para saber mais sobre os produtos, ofertas ou notícias. Quatro entre cada dez entrevistados dizem que estão abertos a publicidade (41%) online. Este ranking é liderado pelo México (55%), seguido por Polônia (51%), China (52%), Cingapura (48%), Brasil e África do Sul (46% cada) e Indonésia (45%).
A pesquisa considerou relatos de internautas de Japão, Cingapura, Coreia, Hong Kong, China, Indonésia, Rússia, Polônia, França, Inglaterra, Alemanha, Turquia, Brasil, México, Estados Unidos e África do Sul. As informações são do TechTudo.