A Bahia vai se tornar o centro das atenções econômicas mundiais ao receber a 55ª reunião da Assembleia Anual de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), uma das principais instituições financeiras do mundo, e a 29ª Reunião Anual da Assembleia de Governadores da Corporação Interamericana de Investimento.
Os encontros acontecem entre os dias 27 e 30 de março, no complexo hoteleiro de Costa do Sauipe, em Mata de São João, a 76 quilômetros de Salvador. Os eventos vão reunir mais de cinco mil pessoas, entre ministros de finanças, presidentes de bancos centrais e representantes de instituições financeiras privadas da América Latina e do Caribe dos 48 países membros do BID.
Os participantes serão recepcionados pela Bahiatursa, no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, com a presença de duas baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim. Kits promocionais serão colocados nos apartamentos em Costa do Sauipe.
O objetivo das reuniões é discutir temas como a melhora dos serviços de educação e saúde, o aumento dos investimentos em energia sustentável e eficiência energética em estreita colaboração com o setor privado, e também os desafios da economia, dentre outros grandes temas. Durante os eventos, o BID também divulgará a avaliação anual da situação macroeconômica da região.
No Brasil, houve três edições dos eventos no Rio de Janeiro, no Ceará e em Minas Gerais.