terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mata de São João: Guerra entre o prefeito e povoado de Tapera

Mata de São João nunca teve um ano com tantas polemicas como o de 2013, o prefeito da cidade está com sua popularidade baixa, no inicio do ano a taxa de homicídio na cidade triplicou, os roubos na cidade tem se intensificado, o comercio da cidade não cresce em relação aos anos anteriores, a falta de trabalho da cidade tem migrado moradores para outras regiões e entre outros "conturbações  tem ocorrido durante o ano.

O prefeito que os moradores se referem é Marcelo Oliveira (PP). Eleito para administrar o município até 2016, o pepista tem pouco mais de oito meses à frente da gestão de Mata, mas já acumula a reprovação de seu eleitorado. “Todos nós aqui da Tapera votamos nele. Ele veio aqui em nosso povoado fazer promessas e nem bem assumiu já manda seus ‘capangas’ derrubar as casas dos moradores”, conta Mário Carlos, nativo de 62 anos.
Foto: Reprodução
Enquanto os moradores não podem construir, há poucos metros do povoado os tratores e retroescavadeiras da Concessionária Litoral Nortes (CLN) trabalham na duplicação da BA-099, trecho entre Itacimirim a Praia do Forte. “Alguém consegue explicar a lei de Marcelo Oliveira. Nós não podemos construir sobre a nossa terra porque dizem que é uma zona de proteção, mas a olho nu podemos observar a obra da CLN derrubando árvores na tal zona de proteção. A CLN pode destruir e nós não podemos construir?”, questiona Rosália Santana, uma das moradoras que teve a casa demolida.

Segundo informações de Paulo César, advogado que defende a causa dos moradores, a prefeitura informou que nenhum bloco pode ser colocado na ZPR para mante o local intacto, sem a intervenção humana. “Eles disseram que aqui é uma área de proteção. Todas as famílias moram nasceram a se criaram aqui. Cuidam da mata muito mais do que qualquer órgão. Eles não estão cometendo nenhum crime e a prefeitura deve explicação para todos os eles”.

A explicação que os moradores esperam é sobre a ação ‘truculenta’ dos fiscais da prefeitura de Mata de São João. “Eles chegaram aqui no domingo, sem nenhum documento oficial e derrubaram as casas”, afirma Crispim Oliveira que foi agredido. Outro questionamento é sobre a presença de viaturas da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da Rondas Especiais (Rondesp) para a ação ilegal.

“Registramos tudo com fotos e vídeos. Garanto que não existe um bandido dentre as mais de 60 famílias que moram aqui na Tapera. A polícia chega aqui nos tratando como marginais e aponta arma para os moradores”, denuncia um dos moradores que preferimos preservar a identidade.

O caso está sendo acompanhado pelo promotor do Meio Ambiente, Oto Almeida de Oliveira Júnior. O secretário do Meio Ambiente de Mata de São João, Paulo Meireles, também comparece as reuniões, mas, segundo os moradores, está irredutível. “Eles já informaram diversas vezes que não irão permitir a construção em nosso povoado e nós não vamos permitir”, concluiu Manuel da Hora. Informações Bocão News

Foto: Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário